Acesso à informação

dicionário

Poder Popular

Em tempos de discussão de reforma política, conceito aponta limites das mudanças por dentro da institucionalidade e destaca a importância da organização social pela base.

Leia + dicionário

Entrevista

imagem 001

Marcelo Feres

Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação fala sobre as prioridades do Pronatec a partir de agora, aponta um "conceito" por trás da participação das instituições privadas no programa e explica o lugar que os cursos técnicos e os cursos mais rápidos têm nessa política.

Redução da maioridade penal

Estudo do Ipea discute redução de maioridade penal e o mito da impunidade

A Nota Técnica "O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal" foi apresentada nesta terça-feira, 16 de junho, na sede do Ipea, em Brasília.

Brasil não deve deixar que adolescentes sejam julgados como adultos

Petição da Anistia Internacional contra a proposta de redução da maioridade penal. 

Nota de repúdio à Proposta de Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz, vem a público repudiar a Proposta de Emenda Constitucional 171/1993 que tramita no Congresso Nacional com o objetivo de reduzir a maioridade penal.

15ª CNS

Nota da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde à 15ª Conferência Nacional de Saúde

Disponível no site da Frente, documento faz uma análise da conjuntura e apresenta propostas para a conferência que acontece em dezembro deste ano. 

Sentidos da participação

Cenário político adverso para os direitos sociais e falta de efetividade das deliberações são desafios para o processo da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Saiu do Prelo

imagem 001

Revista Poli

A reportagem de capa desta edição traz um debate sobre as diversas faces esquecidas da corrupção. O tema da participação social é debatido na seção Dicionário, que fala sobre 'poder popular', e numa matéria que inaugura a série sobre a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que vai acontecer este ano. A revista traz ainda uma entrevista com o cubano Jesus Brigos, que fala sobre os novos desafios de Cuba, um debate sobre o PL da terceirização e uma atualização sobre os próximos passos do Pronatec.

imagem 001

Trabalho, Educação e Saúde

Nesta edição, a revista traz uma entrevista com o pesquisador equatoriano Jaime Breilh, que defende o pensamento crítico na epidemiologia, em favor de uma "economia da vida", contrapondo-se  à "economia da morte" produzida por uma sociedade capitalista. Os artigos tratam da contribuição da antropologia ao campo da educação em saúde, do legado da construção do sistema de proteção social brasileiro para a intersetorialidade, de capitalismo e bioética no processo de trabalho de médicos da família da Itália.

imagem 001

Revista RETS

Nesta edição, a revista traz mais um relato de experiências de formação de trabalhadores técnicos em saúde. A publicação também abre espaço para apresentar um tema bastante polêmico e que vem gerando muitos debates na área da saúde global/internacional: o filantrocapitalismo. Para iniciar esse processo, a revista publica uma resenha sobre o artigo ‘Filantrocapitalismo, passado e presente: a Fundação Rockefeller, a Fundação Gates e os ajustes da saúde global’ de autoria da professora Anne-Emanuelle Birn, da Universidade de Toronto (Canadá).

Videoteca

Videoteca

imagem 001

O veneno está na mesa 2

Filme atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública.


Outros Vídeos

Publicações

resenha

imagem 001

O braço do Banco Mundial nas políticas de saúde e educação

Maria Teresa Cavalcanti destaca as discussões mais importantes do livro 'A demolição de direitos: um exame das políticas do Banco Mundial para a educação e a saúde', organizado por João Mendes Pereira e Marcela Pronko e editado pela EPSJV/Fiocruz.


Reportagem Especial

As (muitas) engrenagens da corrupção

Para além dos esquemas de apropriação indébita de dinheiro público, a corrupção sinaliza a forte presença de interesses privados no Estado.

Os próximos passos do Pronatec

Participação das instituições privadas e prioridade dos cursos de curta duração ainda são as principais críticas ao programa.


Notícias

Simpósio Nacional de Saúde: lutas antigas em discussão

Primeiro dia do evento promovido pela Câmara dos Deputados foi marcado pelas manifestações dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que cobraram a assinatura do decreto que regulamenta o piso nacional, aprovado por lei há exatamente um ano. O problema histórico do subfinanciamento do SUS também foi destaque na fala de parlamentares.


Acontece na EPSJV

Desafios da Vigilância em Saúde

Escola Politécnica inicia nova turma do Curso Técnico de Vigilância em Saúde para trabalhadores do município do Rio de Janeiro.

Os novos agentes estão chegando

Formação técnica no Rio Negro capacita índios como interlocutores do SUS nas comunidades.


Fórum MUndial de EPT

Formação integrada para trabalhadores

Experiências apresentadas pela EPSJV marcam posicionamento político no 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

Um balanço do Fórum: educação, inovação e empreendedorismo

Discurso empresarial voltado à educação profissional deu a tônica das discussões durante o 3º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.

Educar (e lutar) para os direitos humanos

Maioridade penal e educação de adultos trabalhadores são discutidos em mesas sobre direitos humanos.

Cooperação Brasil-Finlândia na Educação Profissional

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC financia ida de professores dos Institutos Federais para a Finlândia. Cooperação se baseia, principalmente, no aprendizado de novas práticas em sala de aula.

A balela da inovação

Professor da Unicamp Renato Dagnino critica centralidade do mercado nas políticas voltadas para o desenvolvimento científico e econômico no país.

Mesa promovida pela EPSJV debate o trabalho como princípio educativo

Participantes da mesa analisaram as políticas voltadas para a educação profissional no Brasil.

Educação e movimentos sociais

Frei Betto defende aproximação entre as escolas e os movimentos sociais para estimular a consciência política.

Educar para a "produtividade" ou para a emancipação?

Ênfase na adequação da política de educação profissional à dinâmica do mercado e polêmica sobre protagonismo dos cursos FIC marcaram debate sobre Pronatec promovido pela Setec/MEC no segundo dia do Fórum.

Empreendedorismo e inovação

Argumentos puramente mercadológicos se mesclaram a um discurso mais vinculado ao campo social na conferência que reuniu palestrantes do Uruguai, Paraíba e o presidente do Conif.

Ensino Médio Integrado

Escola Politécnica apresenta no Fórum Mundial sua proposta pedagógica de formação profissional integrada.

Educação: ferramenta da luta política

Mesa organizada pela EPSJV mostrou que ‘inovação’ é uma escola aberta às experiências e lutas dos trabalhadores de todo o mundo.

Formação docente para a Educação Profissional: falso consenso?

Debate abordou diferentes perspectivas sobre a formação de professores e trouxe à tona necessidade de aprovação das diretrizes curriculares nacionais, paradas no Conselho Nacional de Educação.

Inovar para o capital ou para o social?

Conferência opõe visão voltada ao aumento da competitividade no mercado à visão que pretende ampliar benefícios sociais da inovação.

Educação Profissional no PNE

Debate no Fórum Mundial discute as estratégias para alcançar as metas do Plano Nacional de Educação em relação à política de Educação Profissional.

Abertura do Fórum Mundial é marcada por protestos dos estudantes

Grupos organizados de estudantes interrompiam as falas oficiais com palavras de ordem que denunciavam os cortes no orçamento da educação.