Busca no Site

Antropologia


Áreas da Ciência >> Ciências Humanas > Antropologia



O que é ANTROPOLOGIA?


A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas. Sua principal característica é o interesse pela diversidade de modos de viver da humanidade, possuindo um vasto leque de investigação como grupos étnicos e religiosos, migrações, formação de grupos rurais e urbanos e suas formas de expressão e comunicação por meio da arte, de narrativas, do parentesco, de performances, da cultura material, dos tipos de moradias e a relação com o meio ambiente.
A originalidade da ANTROPOLOGIA provém tanto de seu método de pesquisa baseado no trabalho de campo intensivo e na observação participante, em que o pesquisador convive com o grupo investigado, como de sua abordagem comparativa de fenômenos coletivos em diferentes contextos culturais e sociais. Esse método foi cunhado principalmente pelos antropólogos ingleses Malinowski e Raddclif-Brown.


No Brasil ela é conhecida principalmente pelas pesquisas na área de antropologia social e cultural, embora também haja instituições que se dedicam à antropologia biológica. A pesquisa acadêmica é o principal campo de atuação do antropólogo. No entanto, nas últimas décadas novos campos de trabalho têm se configurado. Há uma crescente demanda por parte do Estado por profissionais que sejam capazes de elaborar documentos sobre problemas étnicos ou relativos às terras indígenas ou quilombolas, emitindo pareceres sobre bens patrimoniais materiais e imateriais, laudos periciais e estudos sobre impacto socioambiental de grandes obras. As organizações não governamentais também abriram amplo espaço para antropólogos, especialmente para trabalhos em comunidades urbanas e rurais em que é fundamental o conhecimento da cultura local e de suas formas de representação social.


Especializações
• Etnologia Indígena – busca compreender como se organizam esses povos, em seus vários aspectos da vida social.
• Antropologia Biológica – é a pesquisa social associada à observância de características físico-biológicas do homem, a partir da ideia de origem e evolução.
• Antropologia da Arte – estudo da produção artística humana em seu vínculo com as sociedades.
• Antropologia Visual – estuda a representação visual, como fotografia, cinema, e outras mídias.
• Antropologia da Ciência – caracteriza-se pelo estudo de como é construído o saber científico e a que tipo de relações sociais estão associadas a este processo.
• Antropologia Rural ou das sociedades camponesas – procura pensar o “mundo” rural em oposição ao urbano, considerando ambos como intervenientes.
• Antropologia Política – dedica-se à análise dos movimentos políticos e instituições políticas, no sentido amplo, a partir das relações sociais de grupos específicos.
• Antropologia da Religião – neste campo, há uma atenção especial, voltada para a observância e compreensão de rituais e símbolos que compõem as diversas práticas religiosas.
• Parentesco – a análise das relações de parentesco e seu papel na vida social


Áreas de atuação
O Antropólogo poderá atuar nas seguintes áreas:
• Pesquisa acadêmica e ensino, em universidades públicas e particulares.
• Atuação nos quadros de órgãos públicos como o Ministério da Justiça (Funai e Ministério Público), da Saúde (Funasa), Ministério da Cultura (IPHAN e fundações culturais), Ministério da Educação e Meio Ambiente, Senado Federal, órgãos municipais entre outros;
• Assessoria a Estudos de Impacto Ambiental e laudos periciais sobre populações tradicionais.
• Organizações não-governamentais (ONGs) nacionais e internacionais;
• Integrar equipes de museus e acervos culturais públicos e privados.


Onde estudar?
• Graduação – A Antropologia é uma habilitação do curso de graduação em ciências sociais, oferecido por diversas universidades públicas estaduais e federais. Atualmente, algumas universidades começam a oferecer a graduação em antropologia, como a Universidade Federal Fluminense.
Universidade Federal de Sergipe – UFS
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG


• Pós-Graduação – Há vários Programas de Pós-graduação em Antropologia, que oferecem cursos de mestrado e/ou doutorado. Geralmente nessas mesmas universidades os cursos de Ciências Sociais oferecem habilitação em antropologia.
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Universidade de Campinas – UNICAMP
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Museu Nacional – UFRJ


Para conhecer mais:
Associação Brasileira de Antropologia – ABA
Comunidade Virtual de Antropologia
Antropologia – Notícias do gabinete e do campo
Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
Setor de Antropologia Biológica do Museu Nacional/UFRJ


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco