Busca no Site

Biofísica


Áreas da Ciência >> Ciências Biológicas > Biofísica



O que é BIOFÍSICA?


Uma carreira multidisciplinar que aplica Física às pesquisas biológicas, a BIOFÍSICA examina fenômenos da vida desde a escala molecular a ecossistemas completos. Para compreendê-la é preciso conhecer a física do cotidiano aplicada ao estudo da natureza e biologia. Essencial para o ensino da Fisiologia (processos físico-químicos que ocorrem nas células), a BIOFÍSICA é necessária para pesquisas em outras áreas científicas, como: nanotecnologia, bioquímica, magnetismo, bioengenharia e oftalmologia.


O estudo da BIOFÍSICA teve início no século XIX, quando os princípios da Física estabelecidos por Isaac Newton começaram a ser aplicados nas ciências biológicas. Pioneiros na área, os alemães integraram as disciplinas de Física e Biologia na Escola Alemã de Fisiologia, facilitando as pesquisas do neurofisiologista Emil DuBois-Reymond. Ele foi o primeiro a descrever as descargas elétricas nos neurônios em 1948, e deu início a uma série de novas possibilidades para a comunidade científica da época, especialmente sobre a bioeletricidade.


Antes dele, em 1920, outros alemães já se interessavam pelos mistérios da radiação e sabiam que as células humanas eram afetadas por ela. No Brasil, os avanços na BIOFÍSICA foram possíveis graças aos esforços do cientista Carlos Chagas Filho. Segundo filho do descobridor da Doença de Chagas, o pesquisador iniciou sua carreira na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro e se especializou em Física Biológica na Fundação Oswaldo Cruz, onde o pai também atuava. Chagas Filho foi o primeiro a estudar as curiosas correntes elétricas do peixe-elétrico Electrophorus eletricus, o Poraquê da Amazônia.


Especializações
• Bioinformática – estuda a informática aplicada à análise de dados obtidos em pesquisas biológicas, como por exemplo, no sequenciamento genético.
• Biologia estrutural – Analisa desde proteínas e vírus a macromoléculas. Busca inativar vírus para a produção de vacinas e desenvolver de medicamentos.
• Toxicologia Ambiental – estuda os efeitos nocivos que substâncias químicas causam no meio ambiente e nos seres vivos.
• Biologia de Sistemas – estudo de um organismo sob o ponto de vista de uma rede integrada de genes, proteínas e reações bioquímicas.


Áreas de atuação profissional
• Pesquisa científica de desenvolvimento tecnológico
• Empresas de informática e softwares, alta tecnologia, biotecnologia, desenho molecular
• Institutos de ciências da saúde e meio ambiente


Onde Estudar?
• Graduação – Diversas universidades brasileiras oferecem a BIOFÍSICA como uma especialização do curso de Ciências Biológicas ou Física. Para diferenciar a formação ainda na graduação, a Universidade Federal do Rio de Janeiro já oferece o bacharelado na área:
Universidade Federal do Rio de Janeiro | Ciências Biológicas – BIOFÍSICA (campus Xerém – Duque de Caxias)


• Pós-graduação – Formados em Biologia, Ciências Biológicas e Física podem se especializar e aperfeiçoar conhecimentos em BIOFÍSICA em Universidades de todo país:
Universidade Federal de Goiás – Instituto de Física
Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Fisiologia e BIOFÍSICA
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – BIOFÍSICA Nuclear
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento de BIOFÍSICA
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de BIOFÍSICA Carlos Chagas Filho
Universidade Federal de São Paulo | Escola Paulista de Medicina – Departamento de BIOFÍSICA
Universidade de São Paulo – Departamento de Fisiologia e BIOFÍSICA


Para conhecer mais:
Sociedade Brasileira de BIOFÍSICA
Sociedade Internacional de BIOFÍSICA
Periódico Internacional de BIOFÍSICA

Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco