Busca no Site

Botânica

O que é BOTÂNICA?

 

BOTÂNICA é a ciência que estuda as plantas e as algas. Abrange uma diversidade de disciplinas que se concentram na classificação de suas estruturas e espécies, no crescimento e reprodução das plantas, na observação do modo como elas obtêm energia e interagem com o meio onde vivem, nas doenças que podem desenvolver e na forma como evoluíram e se adaptaram a diferentes regiões e condições ao longo do tempo. Estes estudos podem ser feitos observando desde unidades muito pequenas, em níveis nanoscópicos, como o molecular, genético e bioquímico; ou microscópicos, como as células e os tecidos; até unidades maiores, como o corpo da planta ou a formação de populações, comunidades e ecossistemas. Em cada um destes níveis, o botânico pode se dedicar à classificação, à estrutura ou à função da vida vegetal.

 

Os seres humanos se utilizam de conhecimentos sobre as plantas desde tempos remotos. Por milhares de anos aprendemos a domesticá-las em cultivo, a princípio apenas de forma rudimentar, mas posteriormente com auxílio de análises científicas fundamentadas. A existência de plantas com as mais diferentes formas também estimulou cientistas, como Carolus Linnaeus (1707- 1778), a estudar a classificação deste grupo. Outros pesquisadores de renome, como Charles Darwin (1809- 1882) dedicaram parte de sua obra ao entendimento destes organismos.

 

O século XIX foi de grande importância para a história da BOTÂNICA, com destaque para as experiências de Gregor Mendel utilizando variedades de ervilhas. Suas conclusões sobre transmissão de características genéticas e as chances maiores de permanência de umas (contidas nos genes dominantes) em relação a outras (nos genes recessivos) foram tão significativas que se estenderam a todas as áreas da biologia. Devido principalmente a interesses comerciais, as pesquisas genéticas em BOTÂNICA avançaram bastante também nas últimas décadas, com o sequenciamento do DNA do arroz e o início de projetos semelhantes com vegetais como o trigo, o milho e a soja.

 

As pesquisas em BOTÂNICA envolvem o contato tanto com áreas de vegetação nativa (ou seja, naturais, que não sofreram intervenção humana), onde se realizam de espécimes e coleta de ramos, frutos e sementes, quanto com as transformadas pela ação humana, como áreas de plantio e estufas. Em ambos os casos, estes estudos são concluídos com atividades em laboratório.

 

Especializações
. Anatomia vegetal – estudo do corpo de plantas, especialmente da estrutura interna
. Biologia molecular vegetal – estudo de moléculas como proteínas e DNA
. Etnobotânica – estudo do uso das plantas pelos povos
. Ficologia – estudo biologia das algas
. Fisiologia Vegetal – estudo de fenômenos como metabolismo e movimento
. Fitoquímica – estudo químico de vegetais
. Florística/Fitossociologia – estudo de características, classificação, relações e distribuição de comunidades vegetais
. Paleobotânica – estudo dos fósseis vegetais
. Palinologia – estudo dos grão de pólen e dos esporos
. Taxonomia e sistemática – estudo da classificação das plantas

 

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa
• Estudos na área ambiental em instituições públicas e privadas
• Gestão de museus, jardins botânicos e reservas naturais
• Produção de alimentos e produtos farmacêuticos

 

Onde estudar?
• Graduação – a BOTÂNICA faz parte do curso de Ciências Biológicas, oferecido pelas principais universidades federais e estaduais do país, pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e por universidades particulares.

• Pós-graduação – Há grande oferta de cursos de pós-graduação nas universidades públicas federais e estaduais. Alguns exemplos:
Universidade de São Paulo
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Escola Nacional de Botânica Tropical
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

 

Para conhecer mais:
• Jardim Botânico do Rio de Janeiro
• Revista Brasileira de Botânica
• Sociedade Botânica do Brasil