Busca no Site

Engenharia Mecânica

O que é ENGENHARIA MECÂNICA?

 

Área da Engenharia dedicada aos processos mecânicos dos mais diferentes tipos de equipamentos, a ENGENHARIA MECÂNICA é responsável pela projeção, criação, montagem e manutenção de sistemas automotores. Profissionais da área fazem escolha de matérias-primas, criam projetos e testam protótipos que serão usados nas indústrias. Além de oportunidades no setor automobilístico, há opções para criação de eletrodomésticos, robótica e setor aeronáutico.

 

Para criarem novas soluções tecnológicas, Engenheiros Mecânicos trabalham em conjunto com Engenheiros de Materiais, Eletricistas, entre outros. Dessa forma, profissionais realizam diferentes intercâmbios de conhecimento e desenvolvem, por exemplo, combustíveis alternativos, motores, aeronaves, navios e até mesmo próteses médicas. Profissionais da área devem ter, portanto, conhecimentos em Física, Química e Matemática, bem como em disciplinas de Termodinâmica e Design; e claro: ter muita curiosidade para entender como as máquinas funcionam.

 

A ENGENHARIA MECÂNICA como conhecemos hoje passou por inúmeras mudanças tecnológicas, mas as inovações só começaram mesmo após Isaac Newton publicar suas três principais leis, em 1687: O Princípio da Inércia, da Dinâmica e de Ação e Reação. Gregos e Chineses já haviam criado inúmeros mecanismos, como bombas d’água, motores a vapor. Mas foi só a partir do século XVIII que a Revolução Industrial mudou de vez a fabricação de máquinas, inaugurando uma nova era para as Engenharias.

 

Em 1847, no berço da Revolução, surgiu o primeiro Instituto de Engenheiros Mecânicos da Inglaterra. Foi então que governos da Europa e dos Estados Unidos passaram a investir cada vez mais em pesquisas na área, o que permitiu a criação dos motores movidos a combustível. O primeiro automóvel surgiu em 1885 na Alemanha, e em 1893 foi patenteado o primeiro motor a diesel. Logo em seguida surgiram no ar os primeiros aviões e desde então o cotidiano nunca mais foi o mesmo: as máquinas passaram a fazer parte da agricultura, da vida doméstica, do trabalho, do entretenimento e de quase tudo à nossa volta.

 

Especializações
• Automobilística – Área que estuda, projeta e cria veículos, desde automóveis e motocicletas até caminhões. Realiza testes mecânicos, eletrônicos e de segurança.
• Maquinários e equipamentos – Coordena a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica.
• Mecatrônica – Área que une mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para produção de equipamentos e produtos com alta tecnologia.
• Pesquisa e desenvolvimento – Cria e projeta protótipos de máquinas, realiza testes de produtos e determina modificações em futuros equipamentos.
• Processos – Realiza constantes pesquisas no desenvolvimento de produtos e equipamentos para gerenciar todas as etapas de fabricação.
• Robótica – Une conhecimentos da Mecânica e Informática para projetos e criação de robôs para os mais diversos fins, como indústria, medicina, entretenimento, entre outros.

 

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa em Universidades e centros de inovação tecnológica
• Docência em Universidades e centros de ensino
• Indústria automobilística e de maquinário
• Empresas de tecnologia e eletrônica
• Indústria de eletrodomésticos
• Indústria de bens de produção

 

Para atuar na profissão, formados em ENGENHARIA MECÂNICA devem estar inscritos no Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de seu respectivo estado.

 

Onde Estudar
• Graduação
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – São Paulo – Divisão de Engenharia Mecânica
Universidade de Brasília – Graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Itajubá – Minas Gerais – Instituto de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Pará – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Departamento de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Uberlândia – Faculdade de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Viçosa – Minas Gerais – Curso de Engenharia Mecânica
Universidade Federal de Santa Catarina – Departamento de Engenharia Mecânica

 

• Pós-graduação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Federal da Bahia –Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Ceará – Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Espírito Santo- Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Federal da Paraíba – Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Pós-graduação em Engenharia Mecânica
Universidade de São Paulo – Pós-graduação em Engenharia Mecânica

 

Para conhecer mais:
Associação Brasileira de Engenharias e Ciências Mecânicas
Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Massachusetts
Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos
Revista Internacional de Engenharia Mecânica
Revista Mecânica Online