Busca no Site

Artes

O que é ARTES?

 

De telas nos museus às telas do computador, as ARTES estão presentes em todas as sociedades e fazem parte da cultura dos povos de maneira abrangente. E apesar de aptidão para o desenho ser um ponto positivo para os que sonham com a carreira, a criatividade é a qualidade que está em alta no mercado e nas Universidades. Artistas não são apenas pintores de quadros. Seus trabalhos também podem ser usados no teatro, na fotografia, no cinema e na internet.

 

Por isso, bons cursos de ARTES não só oferecem cursos de pintura ou escultura. Há aulas de Comunicação, Filosofia, Sociologia e Antropologia que complementam a formação dos artistas. Tais áreas são importantes porque servem como base teórica dos trabalhos artísticos. Afinal, uma das habilidades mais valorizadas dos profissionais de ARTE é justamente a capacidade de sintetizar, criticar ou exaltar em figuras, esculturas, desenhos e animações a sociedade em que vivemos.

 

Apesar de muito antiga, a ARTE surgiu como disciplina acadêmica apenas em 1844, na Universidade de Berlim. Anteriormente, o historiador alemão especialista em arte Johann Winckelmann já havia apontado a importância de um artista estudar a história de sua profissão e é, portanto, considerado o pai da História da ARTE.

 

Feita pelos humanos como forma pictórica de representar a realidade, a ARTE começou nas paredes das cavernas. Mas ao longo dos anos, com o desenvolvimento de novas técnicas, ela não só começou a ter significados diferentes para sociedade, como também passou a ter novos valores. Assim, a Renascença, por exemplo, valorizou artistas que pintavam quadros ultra-realistas, como Leonardo Da Vinci e Rafael.

 

Aos poucos, a ARTE tomou outros rumos e novos movimentos surgiram. Após a invenção da fotografia, o real passou a não ser mais aclamado por grandes artistas. Foram criadas formas renovadas de percepção da ARTE, presentes em movimentos como o impressionismo e pós-impressionismo, ambos liderados por artistas europeus. A ARTE também se inovou após as Grandes Guerras Mundiais: Abstracionismo, Cubismo, Surrealismo, Dadaísmo e Pop Art invadiram museus e galerias até a chegada de inovações tecnológicas que permitiram instalações visuais e até mesmo o surgimento da ARTE digital.

 

Especializações
• Artes Cênicas – profissionais dessa área realizam cursos específicos para atuação no teatro. Assim, podem lidar com cenografia, direção de peças e musicais, figurino, interpretação e até mesmo com as teorias.
• Arte-educação – são os profissionais que trabalham diretamente com o ensino da arte nas escolas, museus e fundações. Auxiliam na formação cultural dos indivíduos, especialmente ao trabalharem com a arte de forma lúdica e didática.
• Escultura – área destinada à criação de objetos de arte tridimensionais. Eles podem ser feitos por intermédio de diversos materiais, como metais, rochas, madeira, argila, entre outros.
• Multimídia – responsável pela elaboração de ilustrações e animações para emissoras de televisão, cinema, vídeo games, sites por meio de técnicas de computação gráfica. Além disso, profissionais dessa área também planejam e criam exposições interativas em museus e galerias de arte.
• Pintura, desenho e ilustração – nesta área, profissionais usam diferentes materiais para representar a arte. Seja em telas, paredes, papel ou até mesmo em plataformas digitais, os artistas exploram a criatividade para criar obras autênticas.
• Restauração – é responsável pela recuperação de obras e objetos de arte antigos ou deteriorados para preservar suas características originais.

 

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa.
• Docência em universidades, escolas de ensino fundamental e médio, e cursos especializados.
• Curadoria e restauração em centros culturais, fundações, museus e organizações não-governamentais.
• Empresas de design gráfico, publicidade, estúdios e galerias.
• Estúdios de animação e de cinema.
• Como autônomo, em ateliês.

 

Onde estudar?
• Graduação
Universidade de Brasília – Instituto de Artes
Universidade Estadual de Campinas – Instituto de Artes
Universidade Estadual de Londrina – Centro de Educação, Comunicação e Artes
Universidade Federal do Ceará – Instituto de Cultura e Arte
Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Belas Artes
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Escola de Belas Artes
Universidade Federal de Goiânia – Faculdade de Artes Visuais
Universidade Federal de Grande Dourados – Mato Grosso do Sul – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Pará – Instituto de Ciências da Arte
Universidade Federal do Paraná – Departamento de Artes
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Instituto de Artes
Universidade de São Paulo – Escola de Comunicações e Arte

 

• Pós-graduação
Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Fundação Getúlio Vargas – Pós-gradação em Cultura Visual
Universidade Federal da Bahia – Pós-graduação em Artes Cênicas
Universidade Federal Fluminense – Pós-graduação em Ciência da Arte
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Pós-graduação em Artes Cênicas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais – Pós-graduação em Artes
Universidade de São Paulo

 

Para conhecer mais:
DasArtes – Portal de Artes Visuais
Era Virtual – Visitais virtuais em museus de arte
Fundação Nacional das Artes (Funarte)
Memória da Arte no Brasil
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Portal das Artes
Projeto de Arte do Google