Busca no Site

Linguística

O que é LINGUÍSTICA?

 

A LINGUÍSTICA investiga a língua, estuda a gramática, linguagem verbal e escrita e a evolução de um idioma. Pesquisadores da disciplina têm o papel de investigar expressões idiomáticas, variações regionais e modificações de uma língua ao longo do tempo, levando em conta a influência de fatores sociológicos e antropológicos.

 

Além de estudar a formação de línguas clássicas, estrangeiras, modernas e até mesmo indígenas, graduados em LÍNGUÍSTICA também atuam em parceria com profissionais como fonoaudiólogos. Podem inclusive realizar estudos com o auxílio de computadores e inteligência artificial para o desenvolvimento de softwares e programas eletrônicos e trabalhar com inclusão social por meio da linguagem de libras, também conhecida como a linguagem dos surdos.

 

Quando a análise filosófica das línguas começou por meio da retórica – a arte do discurso e da palavra – gregos e romanos foram os primeiros a estudá-la. Mas a LINGUÍSTICA só ganhou a forma de disciplina entre os séculos XVIII e XIX, quando filologistas (que estudam e interpretam documentos antigos) precisaram compreender as variantes linguísticas que encontravam durante as pesquisas.

 

Os alemães Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Karl Schlegel (1772-1829) já analisavam a origem das palavras em suas obras, mas o suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913) foi pioneiro no estudo da semiologia, ou seja, a ciência que analisa as palavras e o sistema de comunicação de uma sociedade. Assim, a LINGUÍSTICA passou a levar em conta outras disciplinas, como Antropologia, Comunicação e Psicologia – já que todas elas influenciam a formação de uma língua.

 

No século XX, o linguista norte-americano Noam Chomsky (1928) revolucionou a disciplina ao criar a teoria da gramática transformacional. Segundo ele, humanos possuem regras que lhes permitem distinguir as frases gramaticais das frases agramaticais, captando as intenções do falante nativo sobre as relações que existem entre as palavras e entre as sentenças. A única que não segue esta teoria é a língua Pirahã, falada por um grupo indígena que habita as margens do rio Amazonas.

 

Especializações
• Linguística aplicada – estuda a disciplina sob um ponto de vista multidisciplinar e compreende os significados da linguagem de acordo com o contexto e uso pela sociedade. Também soluciona problemas referentes ao ensino de línguas, à tradução ou aos distúrbios de linguagem.
• Teoria e História Literária – estuda movimentos da literatura e as relações das teorias literárias com outras áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia e comunicação. Além dos livros, têm como objetos de estudo os quadrinhos, cinema e música.
• Linguística Descritiva – descreve a trajetória de uma língua no tempo, analisa as relações existentes entre os fatos linguísticos em um estado da língua.
• Linguística Teórica – estuda a comunicação das pessoas pela análise do uso das diferentes linguagens.

 

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa acadêmica em Universidades e institutos educações
• Docência no ensino superior
• Consultoria em editoras, como de dicionários e livros didáticos, por exemplo.
• Criação de softwares em empresas de informática
• Laboratórios de fonética, atuando em parceria com fonoaudiólogos para tratamentos de problemas da fala.

 

Onde Estudar?
• Graduação – Algumas instituições de ensino superior também oferecem os cursos de Linguística nos departamentos de Letras. Confira as principais opções:
Universidade Estadual de Campinas – São Paulo – Instituto de Estudos da Linguagem
Universidade de São Paulo – Departamento de Linguística
Universidade Federal de Minas Gerais – Linguística, Letras e Arte
Universidade Federal de São Carlos – São Paulo

 

• Pós-graduação
Universidade de Brasília – Pós-graduação em Linguística Aplicada
Universidade Federal da Bahia – Pós-graduação em Letras e Linguística
Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais – Pós-graduação em Linguística
Universidade Federal de Pernambuco – Pós-graduação em Linguística, Letras e Artes
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Pós-graduação em Linguística
Universidade Federal de Santa Catarina – Pós-graduação em Linguística

 

Para conhecer mais:
Alfa – Revista de Linguística da Universidade Estadual Paulista
Associação Brasileira de Linguística
Delta – Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada
Eutonomia – Revista Online de Literatura e Linguística
Departamento de Linguística e Filosofia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts