Busca no Site

Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação acontece em Buenos Aires

Aconteceu entre os dias 12 e 14 de novembro, em Buenos Aires, o Congresso Iberoamericano de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação promovido pela Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI). O tema do evento foi “Avançando juntos em direção às Metas Educativas Ibero-americanas 2021”.

Entre os objetivos do evento estava a discussão sobre participação cidadã na educação, redução das desigualdades, inclusão da tecnologia, ciência e inovação na formação escolar e promoção da inclusão social através de educação pública de qualidade.

A atividade de abertura do congresso foi a exibição do média-metragem “Bienvenidos”, filmado no Peru com direção do espanhol Javier Fesser. “Bienvenidos” fala sobre as expectativas, reações e fantasias de dois irmãos ao saberem que a internet chegará à sua escola e que as informações virtuais são armazenadas em uma “nuvem”. O filme serviu de introdução para a discussão do Programa Luzes para Aprender, cujo objetivo é levar eletricidade e internet a todas as 60 mil escolas da América Latina que não têm acesso a esses recursos, principalmente em áreas rurais.

Secretário geral da OEI, Álvaro Marchesi disse que “O filme de Fesser tem o sentido de sensibilizar a opinião pública sobre a situação de milhares de estudantes que não têm energia elétrica e, portanto, permanecem no século XIX”.

O congresso contou com mais de 3500 participantes. Estiveram presentes também 17 estudantes vencedores do primeiro concurso de blogs sobre leitura ¿Qué estás leyendo?, organizado pela OEI. Os jovens convidados, que tinham entre 15 e 17 anos, eram de países como Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Honduras, México, Panamá, entre outros.

 

Texto: Anna Carolina Düppre, jornalista colaboradora
Com informações do
Congresso Iberoamericano