Busca no Site

Engenharia de Minas


Áreas da Ciência >> Engenharias > Engenharia de Minas



O que é ENGENHARIA MINAS?


A ENGENHARIA de MINAS é o ramo da Engenharia que realiza estudos dos recursos minerais, aplicando-os na indústria. Especialistas na área identificam composições de rochas e combustíveis fósseis, realizam pesquisas para localizar as minas e encontram as melhores formas de explorá-las. Por isso, para concluir o curso não basta ter conhecimentos de física, química e matemática. Engenheiros de minas também devem estudar geologia e conhecer as inúmeras características de cada tipo de rocha encontrada na natureza.


Apesar de terem disciplinas semelhantes no currículo, a ENGENHARIA de MINAS e a Geologia possuem atuações profissionais distintas. Enquanto o geólogo preocupa-se com a origem e morfologia das rochas, os engenheiros colocam em prática esses conhecimentos para tirar o melhor proveito desses minérios e usá-los na indústria. Assim como outras áreas da Engenharia como de Materiais e Metalúrgica a ENGENHARIA de MINAS produz inúmeros produtos essenciais para as tecnologias criadas pelo homem. Portanto, é importante que profissionais da área também invistam em pesquisas para reduzir os impactos ambientais gerados pela exploração dos minérios.


Desde as primeiras civilizações, o homem explora metais, rochas e cerâmicas para criar seus utensílios e ferramentas de trabalho. Por isso, a história da ENGENHARIA de MINAS remonta à Idade da Pedra, quando pedreiras começaram a ser exploradas em regiões da Inglaterra e França. Já a primeira mina de bronze conhecida foi encontrada na China, e sua origem data 400 a.C. Outros metais como prata, ouro, ferro e chumbo foram explorados durante o Império Romano, que criou novas tecnologias para abrir minas.


Ao longo dos séculos, outros metais, seja em forma líquida ou sólida, também passaram a ser encontrados pelo homem. A primeira obra técnica – De Re Metallica – sobre a execução dos serviços e instruções para explorações de minas surgiu em 1556, lançada pelo cientista alemão Georgius Agricola, considerado o “pai da mineralogia”. Cerca de 200 anos depois surgiu na Alemanha a primeira Escola de Minas, e a atividade evoluiu ainda mais durante a Revolução Industrial, com a invenção de motores e equipamentos metalúrgicos.


Especializações
• Beneficiamento – Define processos físicos e químicos necessários para separação das substâncias minerais. Acompanha processos de tratamento de minérios e pesquisa o desenvolvimento de novos métodos para reciclagem desses materiais.
• Lavra – Área responsável pela supervisão e planejamento da exploração de minas subterrâneas ou a céu aberto, de metais pesados ou pedras preciosas. Define métodos de extração, transporte e estocagem e comercialização do material extraído.
• Mecânica da rocha – Estuda o comportamento mecânico das rochas e como elas influenciam estruturas de grandes obras como construção de galerias e túneis.
• Prospecção – Procura depósitos minerais e jazidas por intermédio de estudos de imagens via satélite e amostras da composição do solo. Analisa a qualidade dos minerais e o tamanho da reserva.


Áreas de atuação profissional
• Pesquisa em Universidades
• Docência em Universidades e centros de ensino
• Empresas mineradoras
• Indústrias siderúrgicas, automobilísticas
• Centros de pesquisa minerais e consultorias
• Usinas de minério e pedreiras
• Construtoras de estradas
• Empresas de demolição


Para atuar na profissão, formados em ENGENHARIA de MINAS devem estar inscritos no Conselho de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de seu respectivo estado.


Onde Estudar?
• Graduação
Centro Federal de Educação Tecnológica – Curso de Engenharia de Minas
Instituto Federal de Educação do Espírito Santo – Curso de Engenharia de Minas
Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Centro de Ciências e Tecnologias – Graduação em Engenharia de Minas
Universidade Federal de Goiás – Graduação em Engenharia de Minas
Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Engenharia – Departamento de Engenharia de Minas
Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Tecnologia e Geociências – Graduação em Engenharia de Minas
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Graduação em Engenharia de Minas
Universidade de São Paulo – Escola Politécnica – Departamento de Engenharia de Minas de Petróleo


• Pós-graduação
Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Pós-graduação em Engenharia de Minas
Universidade Federal de Minas Gerais – Pós-graduação em Engenharia de Minas
Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais – Pós-graduação em Engenharia Mineral
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Pós-graduação em Tecnologias Minerais


Para conhecer mais:
Departamento Nacional de Produção Mineral
Instituto Brasileiro de Mineração
Instituto Paulista de Engenharia
Rede de Informação Eletrônica de Mineração
Revista de Mineração Online
Vale


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco