Busca no Site

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera
foto noticia inct da criosfera

Biblioteca >> Notícias > Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera



Conheça o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera

Você já ouviu falar sobre a a Criosfera?

"O termo criosfera descreve coletivamente todos os elementos do sistema terrestre contendo água no estado sólido e inclui o gelo marinho, gelo fluvial e lacustre, a cobertura de neve, precipitação sólida, permafrost, solo sazonalmente congelado, geleiras, calotas de gelo e principalmente os dois mantos de gelo do planeta (Antártica e Groenlândia). No presente, o gelo permanente cobre 10% por cento da superfície do planeta, e no passado recente (18.000 anos antes do presente) cobriu 30%.

 

A presença de água no estado sólido na atmosfera, sobre a terra, ou da superfície do oceano afeta o balanço de energia global, a umidade, fluxo de gases e partículas, formação de nuvens, precipitação, condições hidrológicas O gelo é um dos principais controladores da circulação oceânica e do nível dos mares. Ainda, as camadas de gelo das geleiras e mantos de gelo contêm o melhor registro paleoclimático para os últimos 800 mil anos, provendo valores de referência para a interpretação das variações climáticas modernas e avaliação do impacto antrópico no meio ambiente. No caso dos países limítrofes do Brasil, as geleiras andinas são importantes fontes de recursos hídricos e de energia hidroelétrica, possibilitando vida e agricultura em áreas relativamente áridas.

 

Apesar do importante papel da criosfera no sistema ambiental e, mais particularmente, a proximidade do Brasil à maior massa de gelo da Terra (o manto de gelo antártico com 90% do volume do gelo planetário, 13,6 milhões de km², 25 milhões de km³) que exerce forte influência sobre a circulação atmosférica e oceânica da América do Sul e seu entorno, as investigações nacionais sobre o tema ainda são muito restritas. Mesmo o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), ao completar 25 anos, ainda não realiza estudos no manto de gelo, pois está restrito à área costeira e oceânica ao norte do Círculo Polar Antártico.

 

Dessa forma o termo criosfera é usado para se referir coletivamente a todo o gelo e neve existente na superfície terrestre. Os principais componentes são a cobertura de neve, o gelo de água doce em lagos e rios, o gelo marinho, as geleiras de montanha (ou altitude), os mantos de gelo, o gelo no subsolo (permafrost) e cristais de gelo na atmosfera. É usado em várias palavras compostas para se referir ao congelamento da água ou de líquidos. O termo criosfera é amplamente adotado pela comunidade climatológica. O prefixo ‘‘crio-’’, o que significa glacial, frio ou gelado, é originário do grego."

 

Confira o site do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera: www.ufrgs.br/inctcriosfera

 

(Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera)

by JuventudeCT