Busca no Site

Lançamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre
imagem noticia lançamento ciss

Biblioteca >> Notícias > Lançamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre



Fiocruz lançará novo Centro de Informação em Saúde Silvestre

Nesta sexta-feira (21/3) a Fiocruz lançará o novo Centro de Informação em Saúde Silvestre (CISS), um espaço de construção contínua a serviço da consolidação do conhecimento, ações e políticas que, em conjunto, possam fortalecer a conservação da biodiversidade brasileira, a melhoria da saúde humana e de todas as espécies, e boas práticas para o desenvolvimento sustentável. “Seguindo o mesmo padrão do Portal Fiocruz, o centro será um espaço virtual destinado a sintetizar em um único local um conhecimento disperso que pode auxiliar na correlação entre a saúde silvestre e a humana e, consequentemente, na prevenção de doenças”, esclarece a coordenadora do projeto, Marcia Chame. Abaixo, um depoimento do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, sobre o CISS.





Marcia explicou que a ação do homem sobre os sistemas naturais tem sido cada vez mais constante e que isso traz consequências para ambas as partes. “O principal objetivo é oferecer uma nova ferramenta tecnológica que, a partir da coleta de dados coletiva, tenha a capacidade de gerar informações que contribuam para a meta brasileira de garantia da sustentabilidade e da conservação dos ecossistemas e da biodiversidade até 2020, também seguida pela Fiocruz”, afirma.


Segundo a pesquisadora, o Brasil apresenta uma biodiversidade gigantesca, o que impossibilita um monitoramento imediato ou em tempo real da fauna silvestre. “O sistema aparece como uma oportunidade de verificar, de forma antecipada, a emergência ou ocorrência de doenças silvestres que podem afetar a saúde humana”, explica a coordenadora. “Todo o processo terá como base a ciência cidadã: as pessoas (fazendeiros, ecoturistas etc) podem fazer parte da pesquisa reportando informações sobre animais ou situações de anormalidade em ambientes silvestres e limítrofes. Esses dados serão modelados matematicamente pelo sistema, servindo como base para a notificação de possíveis problemas aos órgãos responsáveis, como as secretarias de Saúde e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”.



A expectativa é que o CISS possa contribuir com o sistema nacional de vigilância em saúde, os planos de ação de espécies e unidades e áreas prioritárias de conservação

A expectativa é que o CISS possa contribuir com o sistema nacional de vigilância em saúde, os planos de ação de espécies, e unidades e áreas prioritárias de conservação, de modo que o Brasil possa avançar na implantação de novas práticas para o desenvolvimento sustentável que garantam a saúde humana, da fauna e da flora brasileira. “O sistema se encontrará em constante processo de construção que possibilitará também diversos estudos prospectivos na área de saúde pública”, observa Marcia.


O CISS foi criado com base na integração da Fiocruz ao Projeto de Nacional de Ações Público-privada para a Biodiversidade - Probio 2, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e financiado pelo Global Environmental Facility (GEF) e pelo Banco Mundial, em parceria com o Fundo Brasileiro da Biodiversidade e a Caixa Econômica Federal. O projeto também conta com a parceria executiva do Ministério da Agricultura e Abastecimento, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Saúde, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e do Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro.



Serviço

Lançamento do Centro de Informações em Saúde Silvestre da Fiocruz

Horário: 14h

Local: auditório do Museu da Vida (Avenida Brasil 4.365, Manguinhos)



fonte: Renata Moehlecke / Agência Fiocruz de Notícias

by JuventudeCT