Busca no Site

Estatística


Áreas da Ciência >> Ciências Exatas e da Terra > Estatística



O que é ESTATÍSTICA?


Aplicada em inúmeras áreas do conhecimento, a ESTATÍSTICA usa a Matemática para coleta, interpretação e análise de dados numéricos de pesquisas sobre a natureza, a sociedade, a economia e o mercado. Diante de gigantescas quantidades de informações, os profissionais de ESTATÍSTICA usam ferramentas e softwares para dar sentido aos números e usá-los para fins como pesquisas científicas, política, educação, tecnologia e até mesmo esportes.


Em diversas áreas, a ESTATÍSTICA também é acompanhada por estudos de lógica e probabilidade. Além disso, formados na área devem ter conhecimentos de língua portuguesa, metodologia de pesquisa, conhecimentos de demografia e econometria para usarem os números em prol de sentidos e resultados positivos. O trabalho dos profissionais é, portanto, essencial em pesquisas eleitorais, de controle de qualidade de serviços e produtos, censo populacional, industriais, entre outras.


A ESTATÍSTICA surgiu quando governos se interessaram em obter informações quantitativas e qualitativas sobre suas riquezas, tributos, populações e moradias. No Egito antigo, por exemplo, faraós já ordenavam registros estatísticos de suas colheitas. Há mais de dois mil anos, a China já se preocupava com o crescimento populacional por meio de censos. Já no século XIV, o início do Renascimento na Europa também proporcionou novos rumos à ESTATÍSTICA, necessária especialmente para aprimorar a administração de governos.


O primeiro pesquisador a cunhar o termo ESTATÍSTICA foi o historiador alemão Gottfried Achenwall, que realizou amplos estudos sobre a disciplina. Alguns anos antes, Blaise Pascal e Pierre de Fermet, dois grandes matemáticos do século XVII, também estudaram a ESTATÍSTICA com desenvolvimento de cálculos de probabilidade, relacionados especialmente com os populares jogos de azar da aristocracia francesa. Carl Friedrich Gauss, matemático e físico alemão, também revolucionou esta área ao criar métodos e teorias usados até hoje por estatísticos.


Especializações
• Bioestatística – Estuda métodos para organizar e interpretar dados de pesquisas científicas nas áreas de ciências biológicas e da saúde.
• Estatística Computacional e para Internet – Elabora softwares de coleta e análises de dados digitais e programas de estudos estatísticos. Cria e gerencia programas de busca e montar bancos de dados digitais.
• Estatística Industrial – Analisa amostras de dados coletadas em diversas fases da produção industrial com o objetivo de detectar eventuais erros, e escolher métodos para melhorar a qualidade de produtos.
• Estatística Inferencial – Estuda diferentes técnicas matemáticas para determinar a ocorrência de eventos, possibilitando a previsão de fenômenos futuros
• Pesquisa de estatística – Coleta e analisa as características de consumo ou escolha de um grupo de indivíduos em uma determinada região, levando em conta classe social, idade, entre outros aspectos.
• Probabilidade – Estuda a ocorrência de resultados e eventos aleatórios inseridos em conjuntos (também chamados de espaço amostral).


Áreas de atuação profissional
• Pesquisa em Universidades
• Docência em Universidades
• Bancos e instituições financeiras
• Consultoria estatística
• Indústrias: controle de orçamentos, produção e contabilidade
• Institutos e empresas de pesquisa de mercado
• Empresas de tecnologia e informática


Para atuar na profissão, formados em ESTATÍSTICA devem estar inscritos no Conselho Regional de Estatística de sua respectiva região. Confira a relação dos Conselhos no site do Conselho Federal de Estatística.


Onde Estudar?
• Graduação
Escola Nacional de Ciências Estatísticas – Rio de Janeiro – Curso de Estatística
Universidade de Brasília – Departamento de Estatística
Universidade Estadual da Paraíba – Curso de Estatística
Universidade Federal do Amazonas – Graduação em Estatística
Universidade Federal de Goiás – Graduação em Estatística
Universidade Federal de Minas Gerais – Departamento de Estatística
Universidade Federal do Paraná – Departamento de Estatística
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Graduação em Estatística
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Graduação em Estatística
Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – Departamento de Estatística
Universidade de São Paulo – Departamento de Matemática Estatística


• Pós-graduação
Universidade Estadual de Campinas – Pós-graduação em Estatística
Universidade Federal de Minas Gerais – Pós-graduação em Estatística
Universidade Federal de Pernambuco – Programa de Pós-graduação em Estatística
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Pós-graduação em Estatística
Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Pós-graduação em Estatística
Universidade de São Paulo – Pós-graduação em Estatística


Para conhecer mais:
Associação Brasileira de Estatística
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística
Instituto Internacional de Matemática
Probabilidades no Futebol
Revista Brasileira de Probabilidade e Estatística


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco