Busca no Site

Vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz visita estande da Fiocruz na SNCT

Nísia TrindadeA vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, visitou, na tarde de quarta-feira (15), o estande da Fiocruz, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília.Nísia destacou a importância do evento para pensar a relação da ciência com o desenvolvimento social. “A SNCT corresponde ao ideal de vários educadores
e cientistas de levar a compreensão pública sobre os temas científicos e ademocratização do conhecimento para sociedade  em termos mais amplos”.

Para Nísia, foi gratificante trazer a exposição “Aventura pelo Corpo Humano”, elaborada pelo Museu da Vida, ao evento. “Fiquei muito feliz em ver o sucesso da exposição e da peça Conferência Sinistra, que mostra a necessidade de uma informação sobre as questões de contágio e o impacto disso na sociedade. Trazer essa história é importante, pois eu creio que possa dar aos visitantes uma perspectiva para olhar questões atuais, como a que está acontecendo agora com o preconceito em relação às populações africanas em função do vírus ebola”.

Nesta quinta-feira (16/10), às 10h e às 15h, uma série de cinco vídeos intitulada “Profissão Cientista”, que conta a trajetória de seis pesquisadores da Fiocruz será exibida no evento. A série é promovida pelo Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia  da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz e na sexta-feira contará com a presença da pesquisadora Márcia Chame (ENSP), uma das personagens do filme, durante a exibição do vídeo.

A SNCT, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), segue até domingo (19), no Parque da Cidade, em Brasília, com o objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação
científica.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação | DIREB | Fiocruz BrasíliaCoordenação: Wagner Vasconcelos.

Fotos: 1. Peter Ilicciev; 2 e 3. Ascom Fiocruz Brasília; 4. Observatório Juventude C&T