Busca no Site

Parasitologia


Áreas da Ciência >> Ciências Biológicas > Parasitologia



O que é PARASITOLOGIA?


A PARASITOLOGIA é a ciência que estuda o parasitismo. O parasitismo ocorre quando um organismo (parasita) vive em associação com outro organismo (hospedeiro), do qual retira os meios para sua sobrevivência, causando prejuízos – ou seja, doenças – ao hospedeiro durante este processo. Estes organismos podem ser animais, vegetais, fungos, protozoários, bactérias ou vírus. Portanto, para definir o campo da PARASITOLOGIA, o foco não é determinado tipo de organismo ou ambiente, mas a constatação de um comportamento parasitário. Quando a interação é benéfica para ambas as partes, recebe o nome de simbiose, e não faz parte do campo de estudos da PARASITOLOGIA.


A diversidade de possíveis objetos de pesquisa, associada à questão médica de transmissão de doenças, faz com que o parasitologista dialogue frequentemente com outras disciplinas, como Biologia Celular, Bioquímica, Biologia Molecular, Imunologia, Genética, Evolução e Ecologia.
O surgimento da PARASITOLOGIA como ciência tem seus primeiros registros no século XVII, quando o pesquisador Anton van Leeuwenhoek observou giárdias em suas próprias fezes. Contudo, somente no século XIX houve avanço significativo neste campo, com a identificação e o estudo dos ciclos de vida dos parasitas causadores da malária, da amebíase e da tripanossomíase.


As pesquisas em PARASITOLOGIA têm como objetivo identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias, criar métodos de profilaxia de doenças causadas pelos parasitas (tanto em seres humanos quanto em animais) e desenvolver tratamentos. O parasitologista precisa conhecer muito bem o ciclo de vida, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas.


Especializações
• Parasitologia Médica – estudo dos parasitas que afetam os seres humanos
• Parasitologia Veterinária – estudo dos parasitas que afetam os animais
• Parasitologia Estrutural – estudo das proteínas que compõem os parasitas
• Taxonomia – classificação e catalogação dos parasitas


Áreas de atuação profissional
• Pesquisa acadêmica em universidades e instituições de pesquisa
• Estudos na área de saúde e análises clínicas em hospitais
• Análises clínicas em laboratórios na área veterinária


Onde estudar?
• Graduação – A especialização em PARASITOLOGIA está normalmente ligada aos cursos de graduação em Ciências Biológicas ou Ciências Biomédicas, que são oferecidos pelas principais universidades federais e estaduais do país.


• Pós-graduação – Há grande oferta de cursos de pós-graduação nas universidades públicas federais e estaduais. Alguns exemplos:
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Federal de Santa Catarina


Para conhecer mais:
Atlas Acadêmico de Parasitologia Humana
Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária
Revista de Patologia Tropical
Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo
Sociedade Brasileira de Parasitologia


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco