Busca no Site

Testes revelam substância capaz de controlar avanço da doença de Chagas

Testes com imunizante para a doença de Chagas apresentaram bons resultados ao serem utilizados em camundongos. A substância conseguiu reduzir a intensidade dos danos caudados ao organismo dos animais infectados com o Trypanossoma cruzi, ou seja, controlou sua progressão e recuperou tecidos cardíacos depois que a doença já estava instalada em sua forma grave. 

Isto representa um grande avanço para os portadores da enfermidade, para a qual até hoje não há tratamento único e específico. Ela afeta cerca de 12 milhões de pessoas no mundo com suas complicações, que podem chegar a lesões no coração.

O estudo é fruto de uma parceria com diversas instituições, por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas, envolvendo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Centro de Pesquisa René Rachou (CPqRR/Fiocruz), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Massachusetts Medical School.

 

Saiba mais sobre a doença de Chagas. | Leia a matéria completa sobre o estudo.

 

Texto: Anna Carolina Düppre
Foto: Arquivo Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz Imagens