Busca no Site

França: iniciativa convida cientistas a abrirem seus laboratórios a alunos

Veja só que iniciativa inspiradora está sendo desenvolvida na França:
 

A associação francesa Paris Montagne, que reúne 2000 jovens em seus programas de ensino, está convocando pesquisadores a abrirem seus laboratórios para que alunos se aproximem das práticas científicas e conheçam o cotidiano da pesquisa.

Estudantes de mestrado, doutorado e pós doutorado de todas as disciplinas são convidados a acomodar alunos voluntários selecionados pela instituição para receberem treinamento teórico em um estágio durante as férias. A seleção acontece de acordo com a motivação dos alunos e características socioeconômicas. O desempenho escolar não é considerado um parâmetro.

O programa é chamado de Academia de Ciências e seu objetivo é promover interação entre jovens e pesquisadores, contribuindo para a cidadania e uma melhor copreensão da ciência pela sociedade. Tomando a pesquisa, o questionamento e a experimentação como elementos principais do processo de aprendizagem, a academia busca desconstruir a visão da ciência inacessível.

"A Academia de Ciências me oferece o que eu sempre sonhei em fazer, ou seja, conhecer pesquisadores e descobrir o mundo em torno deles, trabalhar nos laboratórios, que é o que eu quero fazer mais tarde, e fazer ciência, que é a minha maior paixão", conta um dos jovens matriculados na Paris Montagne.

Os estágios em laboratórios de pesquisa são apenas uma parte das atividades oferecidas. Ainda há reuniões com professores e pesquisadores, visitas a laboratórios e instituições culturais, semanas de ciências, reuniões de orientação, workshops científicos em inglês, entre outras.

 

O Observatório apoia essa iniciativa e faz votos que a inclusão dos jovens nas áreas da ciência e tecnologia cresça mais e mais no Brasil.

 

 

Texto: Anna Carolina Düppre, jornalista colaboradora do Observatório
Com informações e imagens da
Paris Montagne