Busca no Site

Planejamento Urbano e Regional

O que é PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL?

 

O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL estuda, desenvolve e aplica projetos para ordenar o crescimento das cidades, subúrbios e até mesmo regiões rurais. Seu principal objetivo é planejar e construir espaços que minimizem problemas decorrentes dos processos de urbanização, como poluição e engarrafamentos. Para isso, profissionais especializados na área contam com o apoio de diversos outros especialistas para criar espaços mais organizados. Entre eles destacam-se engenheiros, arquitetos, sociólogos, geógrafos, antropólogos, historiadores e administradores e advogados.

 

Esse time se reúne com os planejadores urbanos para desenvolver planos de novas cidades ou adaptar novas soluções em centros urbanos já existentes. Para isso, eles realizam mapeamentos físicos e biológicos do território e contam com o auxílio de novas tecnologias. Fazem levantamentos históricos e antropológicos para preservação patrimonial e realizam ainda análises sociais e econômicas com objetivo de elevar a qualidade de vida da população local. Há planejamento para sistemas de trânsito e transporte público, habitação, localização de escolas, universidades e centros de lazer, entre outros.

 

O planejamento das cidades teve início com o surgimento das primeiras civilizações, há cerca de seis mil anos. Ao estruturarem suas habitações, gregos desenvolveram os primeiros sistemas de esgoto e abastecimento de água, em cidades como Ágora e Acrópole. Um dos primeiros urbanistas conhecidos foi o grego Hipódamos de Mileto (498 –430 a.C.). Com seus discípulos, ele planejou cidades como Pérgamo, Alexandria e Mileto, criando ruas e calçadas com ângulos retos e a partir de suas funcionalidades, ou seja: ganhavam diferentes dimensões de acordo com o local e número de pedestres.

 

O PLANEJAMENTO URBANO e REGIONAL ganhou novos rumos durante a Revolução Industrial (1760 a1830). Problemas da explosão urbana como doenças, poluição e traçados urbanos incompletos levaram ao surgimento do Urbanismo como disciplina científica. Mais que o desenho urbano, os projetistas deveriam realizar pesquisas e organizar cidades e sociedades. Os planejadores passaram a reconhecer os dinamismos urbanos para adaptá-los de acordo com contextos sociais das próprias cidades, incluindo estética, segurança, transportes e sustentabilidade.

 

Especializações
• Desenvolvimento comunitário – atuação ao lado de líderes e ativistas para o fortalecimento dos potenciais sociais, econômicos e ambientais de uma região, município ou localidade. Tem o objetivo de ampliar a qualidade de vida para os habitantes.
• Desenvolvimento econômico – avalia o crescimento de uma região sob ponto de vista da distribuição de lucros da produção econômica. Analisa a redução da pobreza, elevação de salários, melhoria de condições habitacionais, acesso à saúde, educação e lazer, além de meios de transporte de qualidade, segurança e ambientes com baixos níveis de poluição.
• Design urbano – cria inovações e planejamentos arquitetônicos para cidades com objetivo de deixar o ambiente urbano mais agradável e funcional.
• Planejamento Urbano Sustentável – realiza estudos e projeta soluções sustentáveis para cidades. Privilegia a mobilidade e o meio ambiente, reduzindo a poluição e reaproveitando espaços verdes.
• Preservação histórica urbana – ramo da arquitetura e planejamento urbano que conserva o patrimônio anteriormente construído.
• Organização de Sistemas de Transportes – avalia e projeta sistemas para aperfeiçoar os meios de transportes nas cidades. Além de trens, estradas e metrôs, considera ainda o planejamento de calçadas e ciclovias integradas.

 

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa em Universidades e institutos de planejamento urbano.
• Docência em Universidades.
• Construtoras e empresas de arquitetura.
• Secretarias Municipais e Estaduais de Urbanismo.
• Órgãos federais de habitação, meio ambiente e urbanização.
• Organizações não-governamentais e empresas especializadas em planejamento urbano e regional.

 

Onde Estudar?
• Graduação – Ainda não há oferta de cursos de graduação em PLANEJAMENTO URBANOe REGIONAL em Universidades brasileiras. No entanto, interessados pela disciplina podem ingressar em cursos como:
Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

 

• Pós-graduação
Universidade Católica de Salvador – Pós-graduação em Planejamento Ambiental e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social
Universidade Federal de Santa Catarina – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Programa de Pós-graduaçãoem Planejamento Urbano e Regional
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional  
Universidade de Salvador – Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional
Universidade de São Paulo – Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional
Universidade do Vale do Paraíba – São José dos Campos, São Paulo – Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional

 

Para conhecer mais:
Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
Centro de Desenvolvimento Sustentável Urbano da Universidade de Columbia – Estados Unidos
Fundação Le Corbusier
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Programa Cidades Sustentáveis
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
Urbanidades