Busca no Site

Engenharia Sanitária

O que é ENGENHARIA SANITÁRIA?

 

ENGENHARIA SANITÁRIA é a área da engenharia voltada para projetos que utilizam os recursos hídricos e de saneamento básico. Analisa como captar e distribuir a água de uma determinada bacia hidrográfica, tornando mínimos os impactos ambientais, e trabalha também com redes de esgoto e estações de tratamento. Além disso, estuda os emissários submarinos e subfluviais e os projetos de irrigação e de drenagem. É um campo do conhecimento multidisciplinar, que engloba matérias das áreas de ciências exatas, biológicas e sociais aplicadas.

 

Com o desenvolvimento das cidades, o abastecimento de água e a coleta do esgoto tornaram-se questões fundamentais a serem projetadas. Assim, o surgimento da ENGENHARIA SANITÁRIA aumentou muito a qualidade de vida das populações nas cidades, pois os projetos de abastecimento diminuem as chances de falta de água, e o saneamento básico reduz enormemente a proliferação de doenças.

 

O engenheiro sanitarista desenvolve e aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Tem como objetivo preservar a qualidade do ar, da água e do solo. Por isso, planeja e coordena redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto, e supervisiona a coleta e o descarte do lixo, entre outras atividades, sempre aliando qualidade de vida à preservação ambiental.

 

Especializações
• Bioprocessos e biotecnologia – avalia os efeitos de um processo ou produto sobre o meio ambiente, e também atua na diminuição ou prevenção de impactos ambientais.
• Controle de poluição – reduz o impacto de atividades industriais, urbanas e rurais sobre o meio ambiente.
• Saneamento – projeta e opera sistemas de abastecimento de água, coleta, transporte e tratamento de esgoto, além de lixo doméstico e resíduos industriais.
• Abastecimento – estuda projetos de abastecimento de água, racionalizando a exploração de rios e reservatórios.
• Planejamento e gestão ambiental – estuda meios de redução do impacto ambiental e planos para uso de recursos ambientais, em assessorias para empresas, órgãos públicos e ONGs.
• Recuperação de áreas – elabora e executa projetos de recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

 

Áreas de atuação
• Assessoria e consultor a instituições públicas e privadas.
• Elaboração de projetos de abastecimento de água e recolhimento de esgoto em grandes indústrias.
• Desenvolvimento de projetos em empresas especializadas em obras sanitárias.

 

A profissão é regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

 

Onde estudar?
• Graduação – o curso de ENGENHARIA SANITÁRIA ou de ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL é oferecido em diversas universidades, por exemplo:
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Santa Catarina

 

• Pós-graduação – a pós-graduação nessa área é oferecida em diversas universidades, como:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 

Para conhecer mais:
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária
Portal Saúde
Companhia Estadual de Águas e Esgotos