Busca no Site

Fisioterapia


Áreas da Ciência >> Ciências da Saúde > Fisioterapia



O que é FISIOTERAPIA?


A FISIOTERAPIA reúne técnicas para prevenção e tratamento de doenças ou lesões no corpo, causadas por acidentes e problemas de postura ou até mesmo má-formação genética. No currículo acadêmico da área, estudantes encontram disciplinas de Ciências da Saúde e devem estudar o sistema motor, respiratório, cardíaco, neurológico e muscular-esquelético para diagnosticarem distúrbios no organismo.


Os profissionais de TERAPIA OCUPACIONAL também tratam lesões físicas, mas lidam com a recuperação em um contexto social, mental e até mesmo emocional dos pacientes. Terapeutas ocupacionais trabalham especialmente com crianças, idosos e pessoas com deficiência, proporcionando-lhes facilidade dos movimentos motores e qualidade de vida no dia a dia.


Muitas das técnicas utilizadas por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são aplicadas hoje por intermédio de equipamentos especiais que facilitam os movimentos do corpo, enrijecendo músculos e ossos. Entretanto, técnicas aplicadas na água, ou que utilizam a variação de temperatura para aliviar dores já eram utilizadas desde a Grécia Antiga, quando Hipócrates preocupava-se com a postura, os movimentos dos músculos e do tórax durante respiração.


No início do século XX, com o avanço da Medicina e outras Ciências da Saúde, a FISIOTERAPIA e a TERAPIA OCUPACIONAL passaram a ganhar cursos de graduação e serem incluídas nas pesquisas acadêmicas. Alguns dos primeiros grandes estudos na área foram feitos durante tratamento da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil – hoje já erradicada no Brasil. Viral e altamente contagiosa, a pólio atingia o sistema nervoso de milhares de crianças, levando-as para tratamentos especiais com fisioterapeutas para que recuperassem movimentos.


Especializações
Profissionais do ramo podem também atuar nas seguintes áreas FISIOTERAPIA OU TERAPIA OCUPACIONAL:
• Cárdio-respiratória – lida com o tratamento de distúrbios pulmonares crônicos ou agudos – como a bronquite – por meio de exercícios terapêuticos.
• Desportiva – coordena e supervisiona programas para recuperação funcional de atletas e esportistas. Orienta os praticantes de atividades físicas, fortalecendo regiões mais suscetíveis a lesões de acordo com o esporte.
• Neurológica – reabilita pacientes com doenças neurológicas, como epilepsias e traumatismos.
• Pediátrica – aplica tratamentos especializados para crianças, especialmente com problemas motores.
• Reumatológica – desenvolve a capacidade dos movimentos em pacientes com dores nas articulações, ou com reumatismos, artrites, artroses e osteoporose.
• Traumato-ortopédica funcional – estuda o tratamento e prevenção de doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.
• Dermato-funcional – aplica diversas técnicas da FISIOTERAPIA para fins estéticos e proporcionar o bem-estar, por exemplo, evitando dores pós-operatórias.


Áreas de atuação profissional
Tanto o fisioterapeuta quanto o terapeuta ocupacional encontram atuações profissionais diversificadas. Ambos auxiliam, por exemplo, a recuperação de distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios, físicos e mentais de pessoas de todas as idades.
Podem atuar em:
• Pesquisa e orientação de projetos científicos
• Docência em universidades
• Hospitais, ambulatórios e centros de saúde
• Escolas e creches
• Centros de reabilitação e clínicas especializadas
• Empresas e consultórios particulares


Para exercerem a profissão, devem estar inscritos no Conselho Regional de Fisioterapia, vinculado ao Conselho Federal de FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL


Onde estudar?
• Graduação – Há ofertas de cursos de FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL em diferentes universidades públicas e privadas brasileiras:
Universidade Estadual de Londrina – Departamento de FISIOTERAPIA
Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Educação Física, FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL
Universidade Federal da Paraíba – Departamento de FISIOTERAPIA
Universidade Federal de Santa Maria – Rio Grande do Sul – Centro de Ciências da Saúde – FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL
Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba, São Paulo – Departamento de TERAPIA OCUPACIONAL
Universidade Paulista – Curso de TERAPIA OCUPACIONAL


• Pós-graduação – Diversas instituições de ensino públicas e privadas possuem programas de pós-graduação, mestrado e doutorado na área.
Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz – FISIOTERAPIA Pediátrica
Universidade Federal de Juiz de Fora – Pós-graduação em FISIOTERAPIA Traumato-Ortopédica
Universidade Federal de Minas Gerais – Pós-graduação em Ciências de Reabilitação
Universidade Federal de Pernambuco – Pós-graduação em FISIOTERAPIA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Pós-Graduação em FISIOTERAPIA e TERAPIA OCUPACIONAL
Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – Pós-graduação em FISIOTERAPIA
Universidade Federal de São Carlos – São Paulo – Pós-graduação em TERAPIA OCUPACIONAL


Para conhecer mais:
American Occupation Therapy Association
American Physical Therapy Association
Associação de Fisioterapeutas do Brasil
Federação Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
Revista Brasileira de FISIOTERAPIA
Revista FISIOTERAPIA em Movimento
Revista Sentidos


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco