Busca no Site

Comunicação


Áreas da Ciência >> Ciências Sociais > Comunicação



O que é COMUNICAÇÃO?


A mídia, seus diferentes conteúdos e formas de divulgação são os principais objetos de estudo da COMUNICAÇÃO SOCIAL. Profissionais da área são responsáveis por gerenciar e interpretar dados e informações, levando em conta aspectos culturais, éticos, políticos e econômicos de uma sociedade.


Apesar de ter surgido ainda na Roma antiga para mobilização de grupos e interesses políticos, a COMUNICAÇÃO SOCIAL como conhecemos hoje foi criada no século XV pelo alemão Johannes Gutenberg. O inventor confeccionou um maquinário chamado prensa tipográfica, dando início à multiplicação e circulação da informação de maneira mais rápida eficiente no meio impresso. Este foi o ponto de partida para os primeiros jornais, que informaram e mobilizaram comunidades.


Do papel para a propagação no ar, a partir do século XIX a informação também passou a ser veiculada pelo rádio, e logo depois, pela televisão. Surgiram ainda as primeiras teorias de comunicação, lideradas pelas análises do cientista político norte-americano Harold Lasswell. Desde a criação da imprensa até hoje, o avanço contínuo de tecnologias como Internet e aparelhos de celulares leva novos desafios à carreira de COMUNICAÇÃO SOCIAL.


Especializações
Para organizar conteúdos de acordo com os meios em que são veiculados, algumas universidades oferecem especializações – também chamadas de habilitações – durante os curso de graduação:
• Jornalismo ? responsável pela produção e veiculação de notícias, reportagens e entrevistas nos meios de comunicação, tais como rádio, jornais e revistas, televisão e Internet. Profissionais desse ramo também são capacitados para atuar em empresas ou instituições governamentais como assessores de imprensa.
• Produção editorial – cuida de todos os métodos de edição e produção de livros e publicações como revistas e periódicos.
• Publicidade – concebe propagandas, campanhas publicitárias, marketing e divulgação de produtos ou serviços, além de zelar pela imagem de uma empresa ou instituição.
• Rádio e TV (Comunicação audiovisual) ? dedica-se a todo o processo de criação e realização de filmes, vídeos e projetos para o cinema, rádio e televisão.
• Relações públicas ? gerencia informações, coordena eventos e promove a imagem de uma empresa ou instituição para o público interno e externo.


Áreas de atuação profissional
• Universidades: Pesquisa acadêmica de teorias e análises dos meios de comunicação e ensino
• Jornais, revistas e sites: Redator, repórter, editor, pauteiro, fotógrafo, diagramador e web designer
• Assessoria de imprensa para empresas e instituições.
• Concepção de propagandas ou estratégias de marketing e divulgação.
• Realização de relações públicas de empresas e outras instituições.
• Produtoras de cinema e canais de televisão: editores de imagem e som, roteiristas, diretores, pesquisadores.
• Editoras de livros: revisão, acompanhamento de produção e compra de títulos.


A atividade profissional é regulamentada pelos órgãos: Agência Nacional do Cinema, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária ou Federação Nacional dos Jornalistas, de acordo com a especialização.


Onde estudar?
• Graduação – o curso de COMUNICAÇÃO SOCIAL é oferecido por diversas universidades federais, estaduais e particulares, por exemplo:
Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul


• Pós-graduação – a pós-graduação é oferecida por diversas universidades, como:
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal do Paraná


Para conhecer mais:
Associação Brasileira de Imprensa
Fundação Roberto Marinho
Jornalistas da Web
Mundo das Relações Públicas
Observatório da Imprensa
Portal da Propaganda


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco