Busca no Site

Engenharia Aeroespacial


Áreas da Ciência >> Engenharias > Engenharia Aeroespacial



O que é ENGENHARIA AEROESPACIAL?


Ramo da Engenharia especializado em projetos e manutenteção de aviões, satélites e foguetes, a ENGENHARIA AEROESPACIAL é uma área multidisciplinar. Especialistas no ramo não só trabalham com a arquitetura de grandes veículos de voo, mas também aprendem a construir equipamentos eletrônicos, computacionais e até mesmo compostos químicos especiais para cada tipo de aeronave.


Também chama da Engenharia Aeronáutica, a ENGENHARIA AEROESPACIAL atua em maior escala na aviação civil, onde profissionais da área também são requisitados para o trabalho em construção de aeroportos e gerenciamento de tráfego aéreo. Já no ramo das atividades aeroespaciais, os engenheiros são capacitados para elaboração de missões espaciais, desenvolvimento de sistemas, motores e equipamentos mecânicos e eletrônicos para serem lançados ao espaço.


Fascinado com as asas dos pássaros, o homem sempre buscou inspirações para tentar voar. Em 400 a.C, na Grécia Antiga, estudiosos tentaram reproduzir aves em madeira para aprender as técnicas e segredos dos voos. Após o surgimento de balões de ar quente e dirigíveis durante o Renascimento Europeu, cientistas e engenheiros construíram planadores, permitindo novos avanços até a invenção do avião. A partir de 1800, diversos pesquisadores se dedicaram à criação de um equipamento voador controlado pelo homem.


Apesar de muitos franceses e ingleses terem arriscado tal feito, um brasileiro e dois americanos foram capazes de conquistá-lo. Em Paris, o inventor brasileiro Alberto Santos Dumont fez o primeiro voo em julho de 2006 com seu famoso modelo, o 14-Bis, fato registrado por autoridades da aviação na época. Já nos Estados Unidos, os construtores de bicicleta Irmãos Wright também conseguiram voar em 1903 com um motoplanador criado por eles.


Especializações
• Engenharia espacial – Estuda a construção de foguetes e satélites, bem como seus equipamentos mecânicos e computacionais.
• Gerenciamento de tráfego aéreo – Estuda o tráfego aéreo e as melhores rotas para os voos. Orienta as aeronaves, auxiliando especialmente em pousos e decolagem com segurança.
• Manutenção de aeronaves – Estuda a estrutura e o funcionamento dos aviões para efutuar manutenção e reparo em veículos de aviação.
• Desenho e projeto de aeronaves – Cria e desenha modelos de aeronaves a partir do estudo de materiais e equipamentos especiais para voo.
• Sistemas aéreos – Projeta e testa sistemas internos para as aeronaves, tais como instrumentos de controle, sensores, mecanismos de pressurização, sistemas eletrônicos, computadores de bordo.


Áreas de atuação profissional
• Pesquisa em Universidades
• Docência em Universidades
• Empresas de transporte aéreo
• Institutos e centros de pesquisas de aviação, satélites e foguetes
• Indústrias aeroespaciais
• Empresas de manutenção aeronáutica
• Aeroportos


Onde Estudar?
• Graduação – Há ainda no Brasil poucas Universidades que oferecem Ensino Superior em Engenharia Aeroespacial. No entanto, algumas faculdades Engenharia Mecânica também oferecem especializações na área:
Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento – Paraíba – Escola Superior de Aviação Civil
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – São Paulo – Graduação em Engenharia Aeroespacial
Universidade Federal de Minas Gerais – Graduação em Engenharia Aeroespacial
Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais – Graduação em Engenharia Aeronáutica
Universidade Paulista – Graduação em Engenharia Aeronáutica
Universidade de São Paulo – Escola de Engenharia de São Carlos – Graduação em Engenharia Aeronáutica
Universidade de Taubaté – São Paulo – Graduação em Engenharia Aeronáutica


• Pós-graduação
Instituto Tecnológico Aeroespacial- São Paulo – Pós-graduação em Engenharia Aeroespacial
Universidade de Taubaté – São Paulo – Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica


Para conhecer mais:
Agência Espacial Brasileira
Agência Nacional de Aviação Civil
EMBRAER
Estação Espacial Internacional da Nasa
Força Aérea Brasileira
História das Inovações da Engenharia Aeroespacial (em inglês)
Revista Aviação Notícias


Deseja contribuir com material sobre este tema? Entre em contato conosco