Busca no Site

Um Pouco de História


Iniciação Científica>> Provoc/Fiocruz > Um pouco de História

O Provoc foi idealizado pelo Prof. Luiz Fernando Ferreira, pesquisador emérito da Fiocruz, na época em que assumiu a Vice-presidência de ensino da instituição, baseado na sua própria experiência familiar de iniciação ainda muito jovem no mundo da ciência. Seu desejo foi criar a possibilidade para que jovens vivenciassem o que é a pesquisa científica, a prática no cotidiano do laboratório e, com isso, contribuir no processo de escolha profissional.


Em agosto de 1986, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio organiza a primeira turma de alunos do Provoc em Manguinhos, no Rio de Janeiro: nove pesquisadores-orientadores, cinco co-orientadores e 14 alunos do Colégio de Aplicação da UERJ dão início às atividades em sete departamentos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), a saber: Biologia, Entomologia, Fisiologia e Farmacologia, Malacologia, Micologia, Patologia e Protozoologia. Desses alunos, dez concluíram e quatro desistiram. Já funcionou tão bem no primeiro ano, que no ano seguinte novos pesquisadores aderem a essa ideia e o programa começa a crescer.


Em 1987, novas escolas começam a participar do Programa; em 2005, o Provoc atinge o total de 11 instituições de ensino, incluindo alunos do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM) e das escolas públicas do entorno da Fiocruz que participam do DLIS-Manguinhos (Programa de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável).


Um novo marco é estabelecido em 1996, com o Projeto de Ampliação e Descentralização do Provoc, que obteve o apoio da Fundação Vitae, possibilitando a criação do Programa nos centros regionais da Fiocruz em Belo Horizonte (CPqRR), Recife (CPqAM) e Salvador (CPqGM). Da mesma forma, através de convênios o Programa é implantado na área de Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em Química no Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES) e em Informática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio);


Em 2004, com a criação do Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica (Lic-Provoc), consolida-se a pesquisa na área da educação em ciências na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, o que permite, entre outras importantes conquistas, o fortalecimento de uma linha de pesquisa em educação não-formal, articulada aos estudos sobre práticas pedagógicas no campo da C&T.


Ao longo desses anos, cerca de 805 pesquisadores participaram do Programa orientando mais de 2000 alunos, oriundos de 19 instituições de ensino do Rio de Janeiro, em 14 unidades de pesquisa da Fiocruz. Outras centenas de alunos e orientadores também têm vivenciado o Programa nos demais centros regionais da Fiocruz e instituições de pesquisa. Em 19 de agosto de 2011 o Provoc comemora 25 anos, com o lançamento do Observatório Juventude, Ciência e Tecnologia.