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Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica / Lic-Provoc

 

 

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Na sua origem, o Provoc era um núcleo de um departamento da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Em 2004, a Escola passa por uma reestruturação em Laboratórios, tendo sido criado o Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica/Lic-Provoc, onde o Programa está sediado, coordenado por uma equipe de pesquisadores. Consolida-se a pesquisa na área da educação em ciências na EPSJV, o que permite, entre outras conquistas, o fortalecimento de uma linha em educação não-formal, articulada aos estudos sobre práticas pedagógicas no campo da C&T.

 

O Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Educação e Cultura – CiTec, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa no CNPq, sintetiza o trabalho do Laboratório, investigando as articulações das ciências e das tecnologias com a educação, trabalho e saúde, considerando seus impactos nas sociedades modernas. Suas pesquisas concentram-se nas seguintes temáticas: Carreiras científicas e trajetórias juvenis; Educação Científica e Tecnológica; Gênero; Juventude; Identidade e diversidade, Inclusão social; Desigualdade; Mudanças nas práticas de produção dos conhecimentos técnico-científicos em saúde; Políticas públicas para juventude e os modelos educacionais; e Vulnerabilidade. O CiTec possui as seguintes linhas de pesquisa:

 

• Educação, Saúde e Ambiente
• Iniciativas de Educação Científica para Educação Básica
• Juventude, Ciência e Tecnologia
 

 

O Lic-Provoc mantém, ainda, cooperação técnico-científica com o Departamento de Psicologia Social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com ênfase no tema “trajetórias de trabalho dos jovens”, além da participação de alunos de graduação (Estágio Supervisionado) nas atividades pedagógicas e de pesquisa em educação.

 

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente também está sob coordenação do LIC-Provoc. Iniciativa da Fundação Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – ABRASCO, o projeto busca estimular os jovens a construir conhecimentos e refletir sobre as questões e os problemas referentes à saúde e ao meio ambiente no Brasil. Trata-se de uma proposta educacional em que o foco se coloca na elaboração de projetos, por alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano e do ensino médio, voltados à melhoria da qualidade de vida, resultado da integração da saúde com o meio ambiente, e na expressão artística sobre esses temas. Propõe-se a aplicação de conhecimentos interdisciplinares, de forma criativa, em situações-problema, e pretende contribuir para a construção do conhecimento científico de maneira integrada às culturas locais. A competição, aberta a alunos regularmente matriculados em escolas da rede pública e privada do país, visa também valorizar o trabalho do professor. Sua primeira edição ocorreu entre os anos 2002/2003 e desde a terceira edição, em 2006, está sob a coordenação do Lic-Provoc. Até o momento, já foram avaliados mais de 3.000 trabalhos, provenientes de todos os estados brasileiros.