Busca no Site

Participação de alunos em eventos científicos


Iniciação Científica>> Provoc/Fiocruz > Participação de alunos em eventos científicos

O estímulo à participação dos alunos em eventos científicos é parte fundamental dos objetivos da Iniciação Científica de alunos do ensino médio. O Provoc organiza anualmente eventos próprios para cada uma das etapas, em que a presença do aluno é obrigatória. Além disso, os estudantes da etapa Avançado ainda apresentam trabalhos nas reuniões anuais de IC organizadas pela Fiocruz e de reuniões de sociedades científicas.

Organizada anualmente pela coordenação do Provoc, a Jornada de Iniciação Científica consiste na apresentação, sob a forma de pôster, das atividades desenvolvidas pelos alunos da etapa Iniciação. O evento geralmente ocorre entre a segunda quinzena de maio e o começo de junho. Os alunos candidatos ao Provoc participam do evento com o objetivo de conhecer parte da proposta de trabalho a ser desenvolvida. Essa participação é fundamental, pois é quando têm uma visão mais concreta do trabalho através do diálogo direto com outros alunos.

Por sua vez, a Semana de Vocação Científica, também organizada anualmente, mas no mês de abril, está voltada para os alunos da etapa Avançado. Os que iniciaram essa etapa apresentam pôsteres com os objetivos e o andamento do trabalho realizado. Já os que estão concluindo apresentam seu projeto final no formato pôster ou comunicação oral. Todos os trabalhos são publicados em um caderno de resumos.

Os alunos do Avançado participam da Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocru (Raic), organizada pela coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Fiocruz quando estudantes de graduação e ensino médio, vinculados à iniciação científica na Fiocruz apresentam os resultados de seus trabalhos.

Essas oportunidades contribuem para a formação de cultura científica, habilitando os jovens a compreenderem a dinâmica desses encontros e a interagir de forma consciente, nos debates e decisões que permeiam a sociedade acadêmico-científica.

Os alunos do Provoc também participam do projeto O Jovem e a Ciência no Futuro, em parceria com o Colégio de Aplicação (CAp-UFRJ), que promove a participação nas Reuniões Anuais da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE). A Sociedade Brasileira de Parasitologia almeja fazer o mesmo e a ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) deseja criar a ABRASCO dos Jovens. Isso está acontecendo no Brasil todo; cada vez mais, os congressos científicos estão aceitando muito bem a ideia de incorporar jovens, oportunidade que acontecia antes exclusivamente com as feiras de ciências.

As parcerias com as sociedades científicas têm sido bastante interessantes do ponto de vista de incentivar que os pesquisadores percebam, nos congressos de suas sociedades, que seus jovens alunos conseguem nesses espaços ter um desempenho surpreendente, geralmente considerado de excelente qualidade.

Confira programação, trabalhos, fotos e depoimentos das Semanas de Vocação Científica

2012 – XVII Semana de Vocação Científica



2010 – XV Semana de Vocação Científica