Busca no Site

Fapeal oferece 204 bolsas para estudantes do ensino médio

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) lançou edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Jr. (Pibic Jr), voltado para alunos do ensino médio ou profissionalizante, matriculados na rede pública do Estado.

Os estudantes deverão passar por provas de raciocínio lógico e interpretação de texto, para então serem vinculados a um projeto de pesquisa. Serão 90 bolsas disponibilizadas para orientadores vinculados à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), 70 para o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e 44 para a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Os professores podem submeter seus projetos de pesquisa até o dia 15 de junho.  Os critérios de seleção e o cronograma devem ser conferidos no edital, disponibilizado no site da Fapeal

A iniciativa visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica e tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

Oportunidade

As bolsas de pesquisa do Pibic Jr. têm pagamento mensal no valor de R$ 100,00, com duração de 12 meses, não podendo ultrapassar o tempo regular do curso. O bolsista deve estar matriculado no ensino médio ou profissionalizante equivalente. Os recursos são fruto de um acordo de cooperação com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), orgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A ação está em sintonia com uma das prioridades da atual gestão da Fapeal, que é a de contribuir com a política pública para a educação do Governo de Alagoas, através de colaboração com a Secretaria de Estado da Educação.

O diretor científico da Fundação, João Vicente Lima, pontua que sensibilizar os alunos ainda no ensino médio é uma poderosa ferramenta de formação do público que vai cursar a graduação e traz resultados positivos. “É uma experiência que ajuda esses jovens a tomar decisões importantes que têm a ver com a escolha de um curso superior e a descoberta de sua vocação”, acredita o professor.

 

(Naísia Xavier/Fapeal)

Foto: Antonio Cruz/Fotos Públicas