Busca no Site

Fiocruz participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Desde sua primeira edição, em 2003, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). E este ano não será diferente. Vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica em 2015, a Fundação foi reconhecida por suas iniciativas que contribuíram para tornar a ciência, a tecnologia e a inovação conhecidas pelo grande público. Com a conquista, não podemos deixar de participar deste, que é considerado o maior evento de popularização da ciência no Brasil.

Em sua última edição, a Fiocruz trouxe um público total de 14.300, entre visitantes espalhados por Manguinhos, Jardim Botânico, Ciência Móvel e Brasília – responsável pela maior frequência entre as nossas unidades, com 10 mil visitantes. Neste ano, já temos contabilizadas o agendamento de quase 50 escolas para visitação no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro.

O dia 19 de outubro marca a abertura da SNCT 2015 na Fiocruz, em Manguinhos. Agendada para as 14h, a conferência de abertura tratará da percepção pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, e contará com uma palestra do vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira. Estarão presentes no dia da abertura o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação, Nísia Lima, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Paulo Elian e Claudia Levy, secretária geral da SBPC.

O tema da 12ª edição da SNCT, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro, é Luz, Ciência e Vida, e remete à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Os visitantes poderão conhecer e interagir com diversos experimentos, como a criação de animais, efeitos e influências da luz na vida dos animais e dos seres humanos, além de brincadeiras, filmes e leituras de livros para crianças.

 

Diversas unidades e setores da Fiocruz participarão das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015. Entre elas estão o Centro de Criação de Animais de Laboratório (Cecal/Fiocruz), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiicruz), o Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz), o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), o Museu da Vida (MV/COC/Fiocruz), o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), a Escola Nacional de Saúde Púbçoca (Ensp/Fiocruz), a Biblioteca de Manguinhos e a Editora Fiocruz, além também do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN). A programação completa pode ser consultada no Portal Fiocruz.

Entre as atividades, está a Mostra Internacional de Vídeos Científicos, que será incluída no circuito do Museu da Vida. Com exibições em diversos horários entre os dias 20 e 23 de outubro, a programação conta com curtas e longas-metragens que serão exibidos ao logo do dia tanto no Centro de Recepção do Museu da Vida (Estação do Trenzinho), como no Salão de Exposições temporárias em horários alternativos.

Outra curiosidade sobre a SNCT 2015 é a reinauguração do Borboletário Fiocruz, no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. O espaço, único na cidade, retoma suas atividades no dia 22 de outubro. Com uma área de 84 metros quadrados, o borboletário reproduz o habitat natural de quatro espécies de borboletas, de diversos tamanhos e cores, permitindo que o visitante interaja com os insetos em todas as etapas da vida – desde o ovo, até virar a borboleta que todos conhecemos. O borboletário entrará no circuito de visitação do Museu da Vida, que manterá sua programação normal durante a semana, com entrada gratuita.

 

Consulte a programação completa e detalhada de toda a SNCT 2015.

 

(Agência Fiocruz de Notícias/ Philippe Matta)