Busca no Site

VideoSaúde comemora 27 anos com seminário, oficina e parcerias estratégicas

A VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, completa 27 anos de serviços prestados para a difusão audiovisual em saúde. Para celebrar a data, será realizado no Icict o Seminário “Audiovisual: Políticas públicas, saúde e cultura”, no dia 20 de maio, às 13h30. Além do aniversário, o evento faz parte da programação da 8ª Oficina “Da Ideia ao Argumento”, iniciada essa semana.

Com o seminário, a VideoSaúde busca ampliar o debate em torno do audiovisual no campo da saúde pública como um fator essencial para a comunicação e divulgação da saúde e da ciência. “Será um excelente encontro de troca de experiências”, comenta Eliane Pontes, chefe da distribuidora. É aguardada a presença da Coordenadora-Geral do Centro Técnico do Audiovisual, Liana Bathomarco Correa, que irá representar o Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, e apresentará um panorama breve de políticas para o audiovisual no país. 

A programação contará também com profissionais que passaram por outras edições da Oficina ‘Da ideia ao argumento’. Joana D´Arc, médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde-RJ, realizou uma parceria exitosa com a VideoSaúde, produzindo o vídeo 'A vida não para: reconhecendo e curando a Hanseníase'. Ariane Mondo é jornalista e documentarista, e atua na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Produziu e dirigiu a série 'Profissão Cientista' e contará um pouco de sua trajetória.

Outro convidado é Sergio Brito, cineasta e documentarista que atuou por muitos anos na VideoSaúde Distribuidora, tendo sido coordenador de distribuição nos anos 90, e de Produção, entre 2009 e 2013. “Sua fala trará a experiência da distribuição de vídeos em saúde, as conquistas e os desafios”, antecipa Eliane.

Acervo consolidado e ampliação de parcerias

A VideoSaúde alcançou a marca de 8.700 títulos no acervo e 4.119 usuários cadastrados. Opera 14 videotecas e exibe o programa VideoSaúde em cinco TVs públicas. Além disso, está produzindo três documentários sobre doenças negligenciadas, está prestes a finalizar cinco novos vídeos resultantes da segunda edição do Edital de Fomento do Selo Fiocruz Video, compondo ao todo uma cartela de 20 vídeos. 

Para o futuro, a distribuidora aposta em novas parcerias para ampliar seu escopo de atuação. “Está inserida no acordo de cooperação técnica entre o PPGICS/Icict e a Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, prestes a ser formalizado. no âmbito deste convênio está a implantação de uma representação da VideoSaúde, a realização de oficinas de produção e da I Mostra regional de videos em saúde no estado do Espírito Santo, já está em andamento a exibição da programação da VideoSaúde na TV UFES e a instalação de uma videoteca”, detalha a coordenadora.

Em alinhamento com as diretrizes da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, está dispondo vídeos no Canal da VideoSaúde no Youtube, e, ampliando uma parceria com a Comunicação interna da Fiocruz, o que proporcionará a exibição de conteúdos do Acervo no Centro de Saúde da Ensp, através da WEBTV.

O seminário compõe a programação do Centro de Estudos do Icict, que integra as áreas técnicas da instituição, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. “Valorizamos a expertise e a história da VideoSaúde na produção e divulgação do audiovisual para o SUS e a sociedade”, comenta Marcel Pedroso, coordenador do Centro de Estudos. Paralelamente, ocorre a 8ª Oficina ‘Da ideia ao argumento’, que capacita 20 profissionais das áreas de comunicação, audiovisual e saúde.

“As oficinas da VideoSaúde foram pioneiras na questão do ensino dentro do Icict. Se consolidaram num momento em que o audiovisual passou a ser visto como um instrumento importante de comunicação e diálogo sobre saúde pública no país”, afirma Umberto Trigueiros, diretor do Icict. “Esperamos ampliar essa discussão e estabelecer novas parcerias, como o Ministério da Cultura, que também pode contribuir para a promoção do audiovisual em saúde”, completa.

Seminário

Audiovisual: políticas públicas, saúde e cultura - 27 anos da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Data: 20/05/2015, quarta-feira - 13h30 às 17h
Local: Salão de Leitura - Biblioteca de Manguinhos
(Fiocruz - Campus - Avenida Brasil, 4365)

Acesse a programação completa.

(André Bezerra/ICICT/Fiocruz)