Busca no Site

Aves desaparecendo no Nordeste

A Mata Atlântica da região nordeste do Brasil apresenta rica biodiversidade e muitos dos animais e plantas só existem nesse bioma. São as chamadas espécies endêmicas. Apesar da riqueza de espécies ali existentes, muitas delas estão em risco de extinção.
A região sofreu séculos de desmatamento e, nas últimas décadas, a perda das florestas nativas para o plantio de monocultura de cana-de-açúcar provavelmente levou à extinção pelo menos três espécies de aves endêmicas.

Algumas localidades da Mata Atlântica nordestina são consideradas centros de endemismo por concentrarem uma biota particular e única, com grande número de espécies endêmicas. Uma delas é o Centro de Endemismo Pernambuco (CEP), região que engloba trechos de Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco, nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Pesquisadores que estudam as aves do CEP há mais de 11 anos não têm conseguido observar algumas espécies, o que reforça a suspeita de tais aves já terem desaparecido da região. O estudo coordenado pelo ecólogo Glauco Alves Pereira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em parceria com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/PA) e outras instituições, alerta para a necessidade de se adotar, com urgência, ações de conservação das aves e de fiscalização dos desmatamentos ilegais na Mata Atlântica.

Leia o texto completo e saiba mais

Publicado por Canal Ciência