Busca no Site

Relatos

 

“Partindo de uma proposta de formação humana que articula ensino e pesquisa, os estudantes de nível médio que participam deste programa mostram, através da apresentação dos seus trabalhos, a fertilidade da convivência com pesquisadores já formados, com seus instrumentais e problemáticas, com a riqueza e também com as contradições do processo cotidiano e coletivo de produção do conhecimento.”
Marcela Pronko – Vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da EPSJV

 

 

“Com muito orgulho estamos realizando a XVII Semana de Vocação Científica do Provoc/Fiocruz. Mais do que um evento científico, organizado a partir de estritos critérios acadêmicos, a Semana é um momento privilegiado de intensas trocas de ideias entre jovens aprendizes e seus mestres. Como sempre, ela se constrói como um espaço de reflexão, de debates e, sobretudo, de aprendizado do fazer científico. No sentido mais amplo da proposta, a Semana se coloca também como um evento aberto à comunidade escolar que invariavelmente nos prestigia, participando, via de regra, com grande entusiasmo das diversas sessões orais e de pôsteres.”
Cristina Araripe Ferreira – Coordenadora do Provoc/EPSJV/Fiocruz


Alunos

“Acredito que fui contemplada ao fazer parte do Programa de Vocação Científica, mais conhecido como Provoc. Nele, tive experiências que concretizaram o que serei no futuro, pude reconhecer a importância de um pesquisador para o país e foi neste programa que pude abrir minha mente de tal forma, que ela nunca mais será a mesma de 3 anos atrás.”
Karla Yasmin Dias Fraga – Colégio Pedro II – Unidade Realengo



“Não seria a mesma coisa meu ensino médio sem essa experiência. Viver em um ambiente onde surgem soluções para inúmeros problemas da humanidade, onde fluem pesquisas que buscam inovar e melhorar a vida, local no qual se respira ciência, foi marcante para mim. Hoje, a caminho da graduação, sigo para a área tecnológica, entretanto, não posso negar que graças ao programa levo comigo um forte amor pela pesquisa científica.”
Flávio Henrique Sanches do Amaral Ribeiro – Colégio Pedro II – Unidade Niterói

 



“Ao iniciar o Provoc, tinha certeza que minha vida tomaria um rumo completamente diferente do que qualquer um poderia idealizar. Imaginem: conhecer o mundo científico, iniciar uma carreira acadêmica, ter contato com a área que eu pensava querer. Era uma chance de ouro e estava sendo concedida a mim e eu precisava aproveitar. Hoje, concluindo o programa, minhas expectativas se confirmaram. Cresci, amadureci e descobri que tudo o que eu pensava acerca da ciência não era bem daquele jeito: era muito melhor.”
Gabriela Silva Trindade – Colégio Pedro II – Unidade Niterói



“Ao longo desses três anos e meio, foi muito bom estagiar nessa instituição porque obtive experiências que irei levar para o resto da minha vida e pretendo voltar no futuro não como uma estagiária, mas como uma pesquisadora oficial da Fundação Oswaldo Cruz.”
Leticia de Carvalho Velloso – Colégio Pedro II – Unidade Tijuca